sábado, 25 de agosto de 2012

Intranet: todo mundo conhece mas, nem sempre usa. Por que?

É, todo mundo conhece um pouco de Intranet...o que é, para que serve, quem usa e como usa. Entretando, o que é comum mesmo quando falamos de intranet, é ouvir um ou outro funcionário reclamando "Puxa, mas a intranet da minha empresa é muito ruim, nunca consigo achar nada! Ela é tão cheia de "braços" que realmente é difícil navegar por ela!"

Pois é, a intranet pode ser um veículo muito bom, onde os colaboradores encontram informações e se atualizam com relação a todos os eventos, informações da empresa e do setor em que ela está inserida, mas muitas vezes pode tornar-se um equívoco na organização.

Em geral, empresas multinacionais que atuam em diversas frentes de um mesmo nicho de mercado podem acabar se perdendo com suas sub-divisões e suas sub-intranets. Sem contar que a cultura local influencia muito em como essa intranet será utilizada pelo funcionário e, principalmente, se será útil. O objetivo de trazer as informações mais pertinentes a um determinado grupo de colaboradores em locais diferentes, sem que as informações globais das empresas sejam perdidas, é um dos maiores desafios que as áreas de comunicação interna de multinacionais têm por aí. Eu mesma sinto essa dificuldade muitas vezes e pensei, por que não uma plataforma, algo que reúna todas as informações mais importantes para os colaboradores locais, sem perder o alinhamento com a matriz e sem inutilizar a intranet original da companhia?

Há algum tempo atrás conheci uma ferramenta muito interessante que faz tudo isso acontecer de forma simples e prática, o nome da ferramenta é "new agent", uma plataforma digital onde a comunicação local da empresa pode adaptar a intranet global, trazendo para a página principal da plataforma as notícias mais importantes da empresa e do setor, trazendo interação com outros colaboradores e podendo até mesmo criar links de páginas colaborativas, onde os próprios colaboradores podem inserir informações conforme julguem interessante.

Achei a plataforma algo realmente incrível e chamaria até mesmo de uma nova fase para as intranets atuais. Para as empresas multinacionais essa plataforma é uma grande sacada, já que pode-se personalizar o conteúdo de informações para cada país/cidade onde a empresa está inserida, bem como redirecionar os funcionários à intranet global, que não perde seu sentido e funcionalidade.

Vale a pena conferir os benefícios que essa nova plataforma pode trazer à comunicação interna das empresas. Funcionários interessados em conhecer mais sobre a sua empresa, sobre o setor em que ela está inserida e o que está acontecendo com ela no momento agregam maior valor ao seu trabalho e com isso trazem melhores resultados. Portanto, pense: será que não vale a pena dar uma mãozinha na intranet da sua empresa e torná-la mais próxima do seu funcionário local? Ajude a mudar esse slogan - "Intranet: todo mundo conhece, mas nem sempre usa" - por esse -"Intranet: todo mundo conhece e cada vez mais usa!"

sábado, 18 de agosto de 2012

Yammer

Além dos emails, jornal mural, SMS e todos os outros veículos de comunicação interna, as empresas estão investindo também em ferramentas de mídia social para aprimorar o relacionamento e a integração do público interno, podendo também fomentar os valores e a cultura organizacional da empresa.

Hoje falaremos sobre o Yammer, um aplicativo online parecido com o Twitter, destinado à grandes organizações, cujo objetivo é aumentar a produtividade, aprimorar a comunicação e verificar as tarefas e desempenho dos funcionários, por meio de um sistema de monitoramento capaz de seguir os usuários. De acordo com Henrique Imbertti Jr, o Yammer pode ser utilizado da seguinte forma:

  • Manter-se ligado aos colegas de trabalho, mesmo quando há distância física;
  • Compartilhar um artigo, documento, link ou outras infomações;
  • Conseguir respostas rápidas para uma pergunta;
  • Participar de uma discussão;
  • Encontrar facilmente contatos de colegas de trabalho;
  • Criação de uma base de conhecimento facilmente acessada;
  • Procurar por um assunto ou pesquisar;
  • Verificar que assuntos estão tendo mais relevância e quem são os usuários ou especialistas mais influentes no tema.

Veja a matéria na íntegra clicando aqui.
Para se cadastrar é rápido e simples. Você pode se inscrever pelo site com o seu email corporativo, criar um perfil com informações como nome, carga, área, entre outros e convidar os seus colagas de trabalho. A ferramenta proporciona privacidade em relação a sua sua rede de contatos, por limitar-se aos emails da empresa. Veja abaixo, a identidade visual do Yammer. É bem parecida com a carinha do facebook, porém atribui funções do Twitter.


          Nos próximos posts abordaremos outras ferramentas de mídia social, fiquem atentos!

sábado, 11 de agosto de 2012

Campanhas de Reconhecimento Interno


Hoje, as empresas têm direcionado iniciativas no campo motivacional, com o objetivo de estimular os profissionais a fazerem parte do time e, com isso, alcançarem uma melhor performance. As ações direcionadas à motivação são as mais variadas e dependem da realidade de cada organização, bem como dos objetivos almejados. Há companhias, por exemplo, que investem em programas de qualidade de vida, treinamentos lúdicos, além de iniciativas focadas ao reconhecimento do engajamento dos colaboradores.

É importante ressaltar que as ações de engajamento e retenção de talentos na organização podem ser melhor geridas se os programas de reconhecimento estiverem na lista de prioridades estratégicas. Deve-se criar programas balanceados, condizentes com os valores e o negócio da organização e com a forma de reconhecimentos que os próprios funcionários gostariam de receber.

A Ambev, por exemplo, valoriza funcionários ou equipes cujas ações inovadoras em suas áreas resultaram no aperfeiçoamento das práticas da companhia. O evento "Melhores Práticas" promove a troca de experiências e premia soluções aplicadas no Brasil e em outros países.

As unidades fabris da Ambev são avaliadas em diversos quesitos pelo Programa de Excelência Fabril. Essa premiação é determinante para a definição da remuneração variável dos funcionários, que pode chegar a cinco salários. Além desse programa, as fábricas contam com uma avaliação trimestral, o Campeonato Mundial, que reconhece as células que mais se destacaram dentro das fábricas.

O Programa de Excelência em Vendas tem o mesmo funcionamento do Fabril. A posição no  ranking de excelência guia a remuneração variável de acordo com a colocação alcançada pelos times de vendas.

A equipe de vendas também tem uma premiação especial, o reconhecimento Feras, que homenageia a cada semestre os vendedores de destaque em todo o Brasil. Os melhores profissionais do ano são convidados a participar de um evento na Administração Central com os diretores corporativos.

Para os funcionários com mais tempo de casa, promovem o Reconhecer - uma homenagem aos colaboradores que completam 15, 20 e 25 anos de trabalho na empresa.

Referência: www.ambev.com.br