sábado, 25 de agosto de 2012

Intranet: todo mundo conhece mas, nem sempre usa. Por que?

É, todo mundo conhece um pouco de Intranet...o que é, para que serve, quem usa e como usa. Entretando, o que é comum mesmo quando falamos de intranet, é ouvir um ou outro funcionário reclamando "Puxa, mas a intranet da minha empresa é muito ruim, nunca consigo achar nada! Ela é tão cheia de "braços" que realmente é difícil navegar por ela!"

Pois é, a intranet pode ser um veículo muito bom, onde os colaboradores encontram informações e se atualizam com relação a todos os eventos, informações da empresa e do setor em que ela está inserida, mas muitas vezes pode tornar-se um equívoco na organização.

Em geral, empresas multinacionais que atuam em diversas frentes de um mesmo nicho de mercado podem acabar se perdendo com suas sub-divisões e suas sub-intranets. Sem contar que a cultura local influencia muito em como essa intranet será utilizada pelo funcionário e, principalmente, se será útil. O objetivo de trazer as informações mais pertinentes a um determinado grupo de colaboradores em locais diferentes, sem que as informações globais das empresas sejam perdidas, é um dos maiores desafios que as áreas de comunicação interna de multinacionais têm por aí. Eu mesma sinto essa dificuldade muitas vezes e pensei, por que não uma plataforma, algo que reúna todas as informações mais importantes para os colaboradores locais, sem perder o alinhamento com a matriz e sem inutilizar a intranet original da companhia?

Há algum tempo atrás conheci uma ferramenta muito interessante que faz tudo isso acontecer de forma simples e prática, o nome da ferramenta é "new agent", uma plataforma digital onde a comunicação local da empresa pode adaptar a intranet global, trazendo para a página principal da plataforma as notícias mais importantes da empresa e do setor, trazendo interação com outros colaboradores e podendo até mesmo criar links de páginas colaborativas, onde os próprios colaboradores podem inserir informações conforme julguem interessante.

Achei a plataforma algo realmente incrível e chamaria até mesmo de uma nova fase para as intranets atuais. Para as empresas multinacionais essa plataforma é uma grande sacada, já que pode-se personalizar o conteúdo de informações para cada país/cidade onde a empresa está inserida, bem como redirecionar os funcionários à intranet global, que não perde seu sentido e funcionalidade.

Vale a pena conferir os benefícios que essa nova plataforma pode trazer à comunicação interna das empresas. Funcionários interessados em conhecer mais sobre a sua empresa, sobre o setor em que ela está inserida e o que está acontecendo com ela no momento agregam maior valor ao seu trabalho e com isso trazem melhores resultados. Portanto, pense: será que não vale a pena dar uma mãozinha na intranet da sua empresa e torná-la mais próxima do seu funcionário local? Ajude a mudar esse slogan - "Intranet: todo mundo conhece, mas nem sempre usa" - por esse -"Intranet: todo mundo conhece e cada vez mais usa!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário