sábado, 24 de março de 2012

A Comunicação Interna e o Quico: o que é, como se faz, quais os seus benefícios.

Comunicação Interna é uma prática que vem sendo adotada desde meados de 1800, e que vem evoluindo desde então para sintonizar na mesma frequência uma organização e as pessoas que de alguma forma fazem parte dela. A força de trabalho é, em última instância, a personificação da marca - e é com base neste pensamento que pretendemos hoje desmembrar o famigerado questionamento E o Quico? em uma série de conceitos breves que deixarão a pista do que é que você e a sua empresa têm a ver com isso.


O que é mesmo Comunicação Interna
Conforme a definição de Rhodia, ela é "uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados da empresa, através do estimulo ao diálogo, à troca de informações e de experências e à participação de todos os níveis". Em outras palavras, ela se baseia em diálogo: o estímulo a um fluxo biderecional em que ambas as partes tem necessariamente, de ser ouvidas e consideradas para que se construa uma relação satisfatória entre a empresa e colaborador.



Operacionalização
CI é essencialmente uma função de suporte, que deve atender às demandas de troca de informações, conscientização, integração e reconhecimento de diversas áreas de uma organização. Para fazê-la bem feita, é necessário estabelecer um plano de trabalho que a insira nas estratégias organizacionais e permita seu acesso tanto a estas diversas áreas internas, como à alta direção da empresa.
Newsletter, intranet, revista interna, jornal mural, TV interna são alguns exemplos de ferramentas de que se pode lançar mão para disseminar informações oficiais. Vale dizer que é importante não se restringir a isso, uma vez que os resultados da CI são potencializados quando estas ferramentas são integradas a campanhas, eventos, treinamentos e capacitação da liderança.

Apostando em CI
Falando em resultados, o que podemos alcançar por meio da CI? Comumente encontraremos as palavras “motivação” e “engajamento” como parte da entourage da Comunicação Interna, e isso não é sem razão. Vejamos:
Quando o colaborador não conhece ou compreende quem é e como funciona a organização em que trabalha, é cada um por si. Cada qual rema num ritmo e direção próprios, dentro de um mesmo barco. Falta de informação permite que floresçam a comunicação informal e o surgimento de boatos. Com a única certeza de que tudo na empresa é relativo ou incerto, o funcionário não enxerga propósito naquilo que faz e se sente inseguro no trabalho. Quando a empresa não valoriza suas pessoas e não estabelece um diálogo com elas, o índice de turnover tende a ser alto e os resultados, prejudicados.
Educar colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer em troca gera o sentimento de se pertencer. A empatia com os princípios de uma empresa faz com que seus funcionários trabalhem norteados por uma mesma linha condutora e que entendam que suas funções são parte essencial da engrenagem do negócio. Melhor que isso: ao promover este senso de realização, a CI faz com que funcionários trabalhem felizes. É uma maneira de extrair voluntariamente o que cada um tem de melhor.
Portanto, quando estiver diante da pergunta Por que investir em Comunicação Interna?, sugerimos que pergunte a si mesmo: e por que não? Além de proporcionar benefícios, a CI pode evitar o surgimento de problemas graves relacionados ao seu capital humano – e, no fim das contas, as empresas são feitas de pessoas.

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