sábado, 31 de março de 2012

Comunicação interna e campanhas

Na semana passada tivemos a oportunidade de entender a importância da comunicação interna, visto que ela vem sendo implementada nas organizações por diversos motivos.

E como é feita a inserção, na prática, dessa comunicação em uma organização?

Os meios como Newsletter, intranet, revista interna, jornal mural, TV interna, já citados antes, são ferramentes para "distribuir" informações necessárias aos colaboradores. A Comunicação Interna acaba por ai? Não! Hoje iremos dar exemplos de como organizações usam campanhas de comunicação interna para um fim específico.

Muitas empresas, com um número grande de funcionários, tem dificuldade de se comunicar diretamente com eles, o que acaba tornando a comunicação dessa empresa uma via de mão única e, portanto, ineficaz. Por este motivo, muitas delas aderem a eventos e campanhas corporativas, como a Klablin Segal em 2007, para reforçar os valores e a cultura de sua empresa e para ficar mais próxima de seu público interno:


" Em comemoração aos 10 anos da incorporadora paulista, adesivos inusitados invadem os corredores da empresa e geram surpresa entre funcionários. A Klabin Segall, incorporadora paulista especializada no segmento residencial, lança nesta semana uma campanha de endomarketing com o mote “A Klabin Segall é você”. O principal objetivo da ação é reforçar junto aos 50 funcionários, por meio de adesivos lúdicos, os valores da empresa: ousadia, criatividade, respeito ao ser humano, honestidade, transparência e excelência na prestação de serviços. “Nestes 10 anos, a Klabin Segall revolucionou o mercado imobiliário, utilizando os valores que prega”, diz Sergio Segall, diretor da incorporadora. “Queremos que eles continuem a inovar nos próximos anos”, completa ele. A cada semana, um dos valores virará a conversa de corredor da Klabin Segall.“A idéia é gerar burburinho”, diz Marcelo Vial, diretor da Espalhe Marketing de Guerrilha, que criou e desenvolveu a ação. “É uma forma de tornar tangíveis os valores para os funcionários, fazendo com que eles absorvam o que a empresa espera deles”, completa ele. Já na entrada da empresa, a porta de vidro estampa um adesivo, com a frase de incentivo: “Os valores de uma empresa são construídos por nossa atitude, não basta escrevê-los em uma folha de papel, é preciso praticá-los”.O primeiro valor abordado é a ousadia. Nos espelhos de todos os toaletes da empresa foram colados adesivos que transformam a imagem do funcionário em algo que ele não está acostumado a ver. Quem se olhar nos espelhos, ganhará um cabelo roxo ou um terno bem talhado. “Nem sempre o que vemos no espelho reflete todas as possibilidades. Com ousadia, podemos ir além da imagem refletida”, exemplifica Marcella Carvalhal, gerente de marketing da incorporadora. Nas próximas semanas, mais adesivos invadirão a Klabin Segall para reforçar os outros valores da empresa".

Fonte: KLABIN, 2007

Como podemos observar, a comunicação interna neste caso foi usada por meio de uma campanha com o objetivo de reforçar valores da empresa e fazer com que o funcionário se sinta parte dela. O modo como espalharam isso foi, principalmente, por meio do tão famoso "boca-a-boca" e de adesivos corporativos espalhados pela empresa. 

Já no caso abaixo, a divulgação interna usada para espalhar uma ação de "colaboração com o próximo" chamada “Tá limpo? Tá legal!” dentro da empresa, a agência MGBRAS, junto com a área de comunicação da ArcelorMittal Jequitinhonha (subsidiária integral da ArcelorMittal Inox Brasil dedicada à produção de madeira e carvão vegetal para uso siderúrgico a partir de florestas plantadas de eucaliptos), desenvolveram a seguinte campanha interna para a empresa:

" Com o objetivo de criar o hábito da limpeza nos locais de trabalho, foi feito um concurso, no qual os setores eram avaliados e, havendo 3 boas avaliações seguidas, concorriam a um prêmio por sorteio. Para divulgação, foi usado o informativo, folders, cartazes e banners, onde ficavam afixadas as avaliações. O envolvimento dos empregados foi enorme, e depois de um tempo a campanha acabou, mas o hábito da limpeza foi incorporado como valor".
Assim podemos observar que a comunicação interna não serve só para passar informações e chamar atenção para os valores da empresa, mas também para conscientizar os funcionários de uma organização e ao mesmo tempo dar-lhes espaço e direito de manifestar sua opinião e dar sua colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário