sábado, 21 de abril de 2012

As ferramentas de comunicação na sua empresa

Agora você já sabe que para elaborar uma comunicação interna eficiente e que faça diferença na sua empresa é preciso:
1 - Fazer com que a liderança entenda a importância da comunicação interna;
2 - diagnosticar os meios de comunicação existentes;
3 - Organizar o plano de comunicação;
4 - Conhecer a ferramentas para comunicar com eficiência.


Bom, mas que ferramentas utilizar na sua empresa para tornar, de fato, a comunicação eficiente?
A primeira coisa que devemos entender é que cada instituição é única e portanto não existe uma "receita de bolo" igual para todas.
É necessário estudar e, principalmente, entender o que cada organização demanda.
Hoje, vamos falar um pouco de uma ferramenta específica que, em geral, é muito eficiente nas grandes organizações: o Jornal Mural.


O Jornal Mural é uma ferramenta que ajuda a organização a disseminar informações pertinentes no âmbito empresarial e da comunidade, podendo abordar assuntos internos da empresa e também tópicos pertinentes à comunidade, como saúde, higiene, cultura e tantos outros.
Para você que talvez não saiba o que é um jornal mural, fique sabendo: é uma ferramenta que deve ser atualizada periodicamente, trazendo informações relevantes da empresa, como eventos importantes ou conquistas atuais da organização. Nele também pode-se abordar assuntos pertinentes da comunidade onde a empresa está inserida, como cultura (eventos culturais onde os colaboradores podem estar presentes), higiene (em alguns casos é importante falar sobre higiene, já que as vezes a empresa está inserida em um local crítico, em que nem todos saibam/entendam a importância do assunto), saúde (matérias que levem informações pertinentes ao cotidiano do colaborador, podem ser transmitidas para seus familiares e atingirão um público maior do que apenas os funcionários da empresa), entre tantos outros assuntos.


Com base no estudo prévio da organização e da demanda de seus colaboradores, pode-se planejar um jornal mural semanal, quinzenal ou até mesmo mensal, mas, quando essa ferramenta é viável e útil na organização?
O Jornal Mural pode ser aplicado em inúmeras situações e será utilizada em melhores condições se:
1- A empresa for de grande porte;
2- O fluxo de informação na empresa é grande: muita coisa acontece dentro de um curto período;
3- A empresa tem como objetivo atingir um grande número de funcionários em um curto período de tempo.


Para lançar um jornal mural, precisa-se entender o fluxo de colaboradores (entender onde os colaboradores poderiam entrar em contato com essas informações, ou seja, onde o funcionário estaria quando fosse ler o jornal? Que tipo de informação esse colaborador quer encontrar no jornal mural? E a principal pergunta: essas informações são importantes/pertinentes no cotidiano pessoal e profissional desse colaborador?
O jornal mural é uma ferramenta de aproximação da empresa com o colaborador, portanto é veementemente necessário trazer informações verídicas e relevantes.
Lembre-se: quando você sugerir a implantação de um jornal mural na sua empresa, você deve ter todo este background já estudado e pré-estabelecido, dentro de um estudo da sua organização e demanda, caso contrário, essa ferramenta será apenas mais uma fonte de informações sem credibilidade.
É importante focar no estudo e entendimento da organização antes de escolher as ferramentas de comunicação que serão implementadas. Em alguns casos, o jornal mural pode ser de grande utilidade porém, em outros, a intranet ou uma newsletter digital será de muito mais proveito e alcance.


#dica: O estudo de cada organização é essencial para o sucesso na aplicação de uma ferramenta de comunicação!


Fique atento, nos próximos posts falaremos um pouco mais de cada ferramenta de comunicação que poderá ser utilizada pelas organizações com grande sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário