Não tem como falar sobre comunicação sem ponderar sobre as mudanças no mundo corporativo, a eclosão de novas mídias e a necessidade de se manter a credibilidade. Os funcionários estão invariavelmente integrados neste processo, agindo de maneira participativa e exigente, cobrando relações éticas e transparentes.
Quando uma empresa verifica que o resultado das avaliações de comunicação não foi positivo, ou seja, os objetivos não foram alcançados, e nota uma defasagem no processo, é preciso tomar uma atitude. Em muitos casos, a organização precisa reestruturar sua CI para ter um melhor relacionamento com seu público.
No post de hoje, vamos falar sobre a reestruturação da comunicação interna da Pirelli:
Os Objetivos e Estratégias da Pirelli no projeto de reestruturação foram: identificar as opiniões, percepções e expectativas dos funcionários da Pirelli; planejar a reestruturação completa da Comunicação Interna (CI) com visão estratégica; implantar o programa utilizando técnicas de Relações Públicas para construir a CI com base em redes de relacionamento e reforçando o papel dos veículos internos, além de preparar a equipe da Pirelli para a auto-gestão do programa, após sua implantação.
Foi realizada uma Auditoria de Opinião inicial com uma amostra de 27% dos empregados, para avaliar a comunicação interna e identificar os pontos positivos e negativos, os veículos utilizados, a opinião específica sobre eles e suas expectativas, bem como a cultura interna, o ambiente e seu contexto.
Os resultados apontaram para a baixa eficácia dos canais e alguns pontos negativos, entre outros:
- Falta de Transparência
- Falta de Clareza
- Falta de Agilidade
- Líderes sem perfil de comunicação
- Rádio-peão com muita força em todos os níveis hierárquicos
Em relação aos veículos era predominante a ausência de unidade visual, a falta de segmentação dos assuntos, quadros deteriorados, desorganizados e sem manutenção, notícias antigas e com excesso de texto, além de pouca atratividade visual.
O Planejamento foi desenhado para sanar cada ponto diagnosticado e tornar a CI um processo de abertura de informações, consolidando-a como um elemento vivo na empresa. Foram 4 Pilares Estratégicos de trabalho, cada um com táticas específicas para alcance dos objetivos:
Mudança da Cultura de Comunicação
Desenvolver uma cultura que contribua para os trabalhos de CI, por meio da sensibilização da diretoria; treinamento da liderança sobre a importância da comunicação;
Criação de Processos
Organização para o dia-a-dia da Área, tanto no relacionamento entre áreas, quanto na administração das ferramentas.
Adequação da Estrutura da Área de Comunicação Interna
Contratação e capacitação de uma equipe dedicada integralmente ao processo
Melhoria dos Canais
Aperfeiçoamento dos veículos antigos e criação de novos
A implantação das mudanças foi realizada em dois meses e acompanhada de uma forte campanha com o mote “Comunica Pirelli: a Pirelli mais perto de você”. Para avaliar os resultados do projeto, foi realizada uma nova pesquisa, utilizando a mesma metodologia da fase inicial, com uma amostra total de 23%.
A avaliação final comprova o sucesso do Projeto. A Comunicação Interna melhorou para 90% dos empregados e foi considerada positiva para 80% deles, apontando uma melhora de 142% de um período para outro.
Isso mostra que está sempre em tempo de se renovar os ânimos e melhorar a comunicação de uma empresa. É preciso conhecer bem as necessidades de mudança, planejar a implementação e colocar uma pitada de criatividade. O resultado costuma compensar!
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