sábado, 5 de maio de 2012

Intranet 2.0

Recursos para intranet. Fonte
Não é de hoje que boa parte das empresas passou a reconhecer a intranet como uma forma de distribuir informações de maneira uniforme e organizada. Em linhas gerais e também sob ponto de vista do usuário, a intranet serve como um meio para arquivar, compartilhar e acessar informações. Apesar de funcional, muitas vezes as redes internas de uma empresa podem se tornar empobrecidas, estáticas, desatualizadas e pouco úteis.

Foi em busca de evitar este tenebroso ranço que os profissionais de comunicação tiveram um insight: integrar recursos da navegação social à comunicação interna – é o que se chama carinhosamente de Intranet 2.0. Por que investir nela?



Normalmente, o conhecimento é disseminado por meios efêmeros ou informais, em mesas de reunião e nos arredores da máquina do café, por exemplo. Quando a tecnologia é envolvida, fica mais fácil captar, arquivar e transformar este conhecimento em informação acessível. Portanto, permitir que a intranet seja utilizada para construção coletiva de conteúdo pode ajudar na tomada de decisão, servir de memória e incrementar a produtividade. Projetos construídos a várias mãos podem ter suas etapas e evolução rastreados rapidamente, o que facilita também a integração de novos membros a uma equipe. Ao disponibilizar blogs, wikis e podcasts como parte de sua intranet, a empresa convida seus funcionários a compartilharem conhecimento e informação, incentivando a colaboração e inovação. Aliás, segundo Pierre Levy, existe uma forte correlação entre a inteligência coletiva de uma empresa e sua performance no mercado.

Gostou da ideia? Aqui e aqui você encontra dois textos super bacanas que vão um pouquinho mais fundo no assunto.

Neste blog tem um post curtinho que fala sobre a intranet da Ogilvy, e no blog da HSM tem uma série de recursos 2.0 para intranet. Divirta-se!:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário