sábado, 26 de maio de 2012

Ãhn?



As campanhas de comunicação interna podem ser direcionadas a diversos públicos da empresa. O departamento reponsável pela comunicação junto com outras áreas específicas, tem a responsabilidade de atingir, em uma mesma campanha, desde a alta gestão até os funcionários responsáveis pela limpeza do local. Diante dessa situação, os comunicadores encontram o desafio de fazer com que cada um entenda a mensagem chave por trás dessa ferramenta e muitas vezes, não é exatamente dessa forma que ocorre:


     Infelizmente nem tudo o que transmitimos é receptado da maneira tencionada. É ai que entram os famosos gap`s da comunicação dentro das organizações. Esses ruídos ocorrem quando não analisamos todas as interpretações possíveis do que estamos transmitindo. Os veículos utilizados na comunicação interna são um meio de disseminação das informações pertinentes a certo público, porém muitas vezes não são tão eficazes quanto esperamos, podendo até mesmo, criar barreiras entre os colaboradores.

      Sendo assim, se faz necessário aplicar pesquisas direcionadas a todos da empresa, além de propiciar um canal aberto para reclamações e sugestões, realizando o chamado "feedback". A partir disso, o diálogo seria o próximo passo para o sucesso, já que nenhum veículo ou ferramenta substituem a comunicação face a face e as mudanças necessárias ocorreriam de forma conjunta a todas as áreas e funcionários de uma empresa e não somente do setor de comunicação.


Quer um exemplo?
Assista a este vídeo e entenderás:
Referências:


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