sábado, 2 de junho de 2012

Campanha Tô no Jogo - os 100 dias que agitaram o clima na Kraft Foods Brasil


No mundo corporativo, as mudanças ocorrem em um ritmo alucinante. Atualmente, a valorização do capital humano é essencial para manter as corporações mais competitivas, e o engajamento dos colaboradores é uma parte muito estratégica desse processo.

Em 2008, a Kraft Foods, multinacional do ramo de alimentos, se percebeu num momento bastante complicado em seu relacionamento com o público interno. Apesar dos bons resultados em vendas, a empresa passava por uma série de mudanças organizacionais – entre elas a troca de presidente três vezes em apenas um ano – que desmotivaram os funcionários e os afastaram da liderança e dos objetivos da empresa.


A Comunicação da Kraft sentiu a necessidade de desenvolver um planejamento que engajasse o público interno, que os guiassem para os objetivos de negócio da empresa. O plano de ações criado considerou como estratégia central a participação ativa das pessoas. Para isso, foi desenvolvida uma campanha de quatro fases – Inspiração, Participação, Evento e Concurso.

Na fase Inspiração, para disseminar os valores e estratégias corporativas da empresa, a campanha iniciou-se com a divulgação de vídeos que contavam histórias de vitórias dos próprios funcionários da Kraft – um dos depoimentos da série foi do presidente da companhia.
Em seguida, na Participação, foi lançado um hotsite que explicava o conceito da campanha “Tô no jogo”. O portal se dividia entre jogos e mensagens corporativas importantes que deveriam ser incorporadas pelos colaboradores. O hotsite inaugurou um novo momento na companhia ao se tornar um canal aberto a perguntas dos empregados, que eram respondidas rapidamente pela diretoria.

A fase seguinte foi um evento realizado em um ginásio que reuniu todos os funcionários da Kraft para comemorar os bons resultados da empresa e a nova fase na comunicação interna na qual ela entrava. Para finalizar, houve o concurso de histórias e reconhecimento.

Buscando uma comunicação diferenciada para garantir uma mudança radical de cenário de motivação, a campanha foi vencedora do Prêmio Aberje 2009, na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno.

Referências:

http://www.aberje.com.br 
http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/2009/11/campanha-de-engajamento-na-kraft.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário