sábado, 23 de junho de 2012

Férias coletivas e os comunicados


Muitas organizações proporcionam férias coletivas aos funcionários em datas festivas como, por exemplo, o natal e o ano novo. Infelizmente nem todos da empresa podem ter esse direito, muitos deles tem cargos onde há a exigência de presença de corpo do funcionário mesmo nessas datas. E como fazer para comunicar todos da empresa sobre as férias e ao mesmo tempo fazer com que o funcionário que não pode ser dispensado se sinta motivado a trabalhar?

Empresas grandes utilizam o comunicado interno com uma escrita clara e de fácil compreensão para alcançar seu objetivo, normalmente o comunicado vem da alta gestão (diretoria) para os colaboradores e há necessidade também de se avisar seus clientes e fornecedores. O comunicado, para os clientes, deve conter os dias em que a empresa não terá expediente e para os fornecedores além disso, quem será o responsável por responder diretamente por cada área. A alta gestão pode proporcionar aos funcionários que irão trabalhar nesse meio tempo coisas em curto prazo e coisas em longo prazo, como por exemplo, o direito a escolher a data de suas férias posteriormente, ou o direito de tirar esses dias que a empresa parou.

 Em curto prazo a empresa pode oferecer um café da manha especial, almoço diferenciado, jantar comemorativo e também oferecer lanchinhos da tarde. Além disso, pode permitir ao funcionário todos os dias vir vestido como Casual Day e a organização pode distribuir cartões e lembranças como skeezes, por exemplo. Isso fará com que o funcionário se sinta uma parte importante da empresa, gerando nele sentimento de integração e motivação. Essas são só algumas dicas do que pode ser feito e de como o aviso de férias pode ser repassado para seu público. Cada empresa irá ajustar a melhor forma de repassar isso conforme seu número de funcionários dispensados e números de dias sem expediente.


Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário