sábado, 19 de maio de 2012

Do Story ao Telling

Como facilitar o entendimento e a troca de conhecimento entre o público interno?


É importante inovar e buscar continuamente novas ferramentas e alternativas que façam com que os colaboradores de uma empresa sejam instigados a participarem e contribuírem cada vez mais de ações e campanhas internas. Pensando nisso, abordaremos hoje o conceito Storytelling, uma poderosa ferramenta de comunicação, utilizada atualmente de forma estratégica por grandes empresas de sucesso.


Storytelling nada mais é do que "a arte de contar histórias", resumida em sete etapas: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar. Tem o objetivo de capturar a atenção do público, como fazem os contadores de histórias, acrescentando necessidades do mundo corporativo. Em um mercado pautado pelo excesso de canais e informações, o storytelling, por possuir caráter emotivo, faz com que as pessoas se identifiquem com o caso exposto, facilitando o entendimento da mensagem e a troca de conhecimento, além de atuar na imagem e reputação de uma empresa.


Os cases de storytelling transformaram as histórias em grandes ferramentas de comunicação, capazes de criar um verdadeiro mundo por trás das narrativas. Para ser eficiente e assertivo, não basta apenas contar uma história, mas sim, direcioná-la a um objetivo final que propicie uma mudança na sociedade e agregue valor no dia a dia de cada funcionário.


Há também o chamado Transmídia Storytelling, histórias compartilhadas e potencializadas por meio de diferentes mídias, auxiliando na comunicação de marca e atingindo também o público externo de uma organização.


Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre essa estratégia de comunicação:




Para o publicitário Pereira-de-Mello, "O Storytelling só dará certo, à medida que se descobrir a história única, real e exclusiva. Podem até copiar sua marca, seus produtos, mas ninguém conseguirá clonar a sua história. O que é ainda mais intrigante é como este processo também se aplica às corporações, em um mercado que deveria ser regido pela frieza dos negócios. As corporações, no entanto, são feitas de pessoas, com medos, aflições, cobranças e pressões nada frias. Nessas horas, um posicionamento sólido, uma marca com uma história para contar, que levem à conquista da confiança do gestor do cliente, podem fazer a diferença".


Faça do storytelling uma prática presente na sua empresa e compartilhe as mais fantásticas histórias e experiências de forma simples e divertida, propagando os valores, a cultura e os princípios da organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário